CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Personalidades do cinema mundial elogiam Cascais, na abertura do Lisbon & Estoril Film Festival 2015

Foi no Casino Estoril que a passadeira vermelha se estendeu para dar início à 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST). As honras de abertura do festival couberam ao filme “Profissionais da Crise”, do norte-americano David Gordon Green, ao qual se seguiu “A Minha Mãe”, do cineasta italiano Nanni Moretti.
O primeiro dia do já conhecido festival atraiu a Cascais e Lisboa uma mão cheia de nomes sonantes do cinema nacional e internacional. Os filmes e a gala de abertura contaram com a presença de personalidades como os realizadores Wim Wenders, Nanni Moretti, David Gordon Green e Barbet Schroeder e os atores Joaquim de Almeida, Sabine Azéma, Maria João Bastos e Victoria Guerra.
 
A entrega de prémios de homenagem também marcou a noite. Wim Wenders, que conta com várias nomeações para os Óscares, o ator Bruno Ganz, conhecido por filmes como “As Asas do Desejo” (1982) ou “O Leitor” (2008), David Gordon Green, que já dirigiu atores como Natalie Portman e Sandra Bullock, e Barbet Schroeder, realizador de “Jovem Procura Companheira” (1992), receberam galardões de homenagem perante centenas de pessoas.
 
Cascais nas bocas do mundo
 
Uma das características que diferencia o LEFFEST dos restantes é o facto de se dividir entre o centro urbano que é Lisboa e a costa de Cascais. Pelo menos assim defende Wim Wenders, cineasta alemão, para quem Cascais é um “Paraíso” na Terra. “Alguns festivais são no inferno, por isso é muito bom que alguns aconteçam no Paraíso. De cada vez que visito [Cascais], sinto-me muito bem e penso ‘porque não venho aqui mais vezes? Isto é lindo.’ Foi como voltar a casa. Sinto-me muito tocado por este sítio.”
 
Os elogios à comida, às pessoas e à paisagem de Cascais não faltaram no dia de inauguração. O marisco foi destaque para David Gordon Green, que, entre risos, disse-nos já ter “começado ao almoço”. “É uma parte do mundo linda, que sempre quis visitar. É óptimo estar aqui, provar boa comida, conhecer as pessoas e ver bons filmes”, contou-nos o realizador. Já Yasmine Hamdan, artista libanesa, diz adorar “a comida, as pessoas e os filmes” e, para Nanni Moretti, Cascais é um “lugar pacífico e agradável”.
 
Um festival que junta várias artes
 
Não é só a localização que valoriza o LEFFEST. A diversidade de formas de arte e a seriedade também o destacam, segundo Yasmine Hamdan: “vou a muitos festivais de cinema, mas este festival tem algo de terno e terra-a-terra. Há um ambiente relaxado, as pessoas vêm aqui para ver cinema e há intelectuais, escritores, matemáticos, poetas… não é algo que se encontre noutros festivais. O objectivo é a arte e não o fogo-de-vista”.
 
A importância do Lisbon & Estoril Film Festival foi salientada na noite inaugural por várias personalidades lusas e além-fronteiras. A relevância para o concelho, segundo Carlos Carreiras, Presidente da CM Cascais, está na projecção que o festival lhe traz, sendo que atrai a Cascais “uma comunidade criativa que encontra no cinema uma forma de afirmação”.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0