Está aqui
Tema de Mia Couto inspira criação artística para Conferências do Estoril














Várias representações do “Medo” estão a ser trabalhadas por dezenas de jovens em oficinas orientadas pelos artistas do Cidadela Art District: Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, João Paulo Serafim e Joana Arez a que se juntam Daniela Gomes e Filipe Romão.
A decorrerem na Cidadela de Cascais e na CERCICA, as oficinas visam produzir obras de pintura, fotografia, escultura, ensamblagem e poesia visual que irão ser apresentadas na quarta edição das Conferências do Estoril.
Organizadas pela Câmara Municipal de Cascais em colaboração com vários parceiros nacionais e internacionais pertencentes ao meio académico, institucional e empresarial, as Conferências do Estoril estão marcadas para o Centro de Congressos do Estoril entre 19 a 22 de maio de 2015.
Sob o tema genérico “Desafios Globais, Respostas Locais”, as Conferências do Estoril têm como objetivo criar um polo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local.
Sobre o projeto MURAR O MEDO | Tem como inspiração o discurso do escritor moçambicano Mia Couto nas Conferências do Estoril de 2011, intitulado “Murar o Medo“. Este Projeto Artístico visa reunir 50 a 60 estudantes (não necessariamente da área de Artes), em grupos de 10 por temática, a trabalhar diretamente com um artista (de várias áreas: street art, escultura, cinema, fotografia, poesia, etc). A ideia é através da arte sensibilizá-los para algumas questões internacionais mais prementes, como Educação, Desigualdade, Direitos Humanos, Desemprego, Sustentabilidade, temas relacionados com “Medos Globais”. E demonstrar que a Arte (ou as artes) é uma forma de conter esses medos e desenvolver novas formas de respostas locais baseadas na visão dos jovens. O grande objetivo é dar oportunidade a jovens de diferentes contextos religiosos, sociais, provenientes de Escolas Públicas e Privadas, promovendo o respeito pela interculturalidade, desenvolvendo trabalho em rede e encorajando o seu interesse, proporcionando acesso direto às Conferências do Estoril.