Está aqui
Vasco Granja: o pai da Pantera Cor-de-Rosa homenageado em Cascais






















Vasco Granja é considerado o grande divulgador do desenho animado e do cinema de animação em Portugal, contribuindo, assim, para dignificar estes géneros artísticos. Os programas que apresentava na RTP1 pertencem ao imaginário de gerações de portugueses que, nas décadas de 70 e 80, assistiram a 16 anos de emissões ininterruptas.
“Não se trata, pois, de uma mostra acentuada apenas pelo cunho artístico, mas, sobretudo, manifesta nos sinais e emoções de quem privou intimamente com Vasco Granja e usufruiu das suas paixões e experiências significativas. As quais sagraram uma intervenção ampla e pioneira na divulgação em Portugal dos quadradinhos e da animação, com uma autêntica motivação e sensibilidade” afirma José de Matos-Cruz curador da exposição e amigo de Vasco Granja.
O espólio apresentado nesta exposição foi também selecionado pela filha Maria Inácia Granja e pelas netas Cecília Granja, Liliana Granja Morais e Adriana Granja Morais que referem que “com o seu programa na RTP, Vasco Granja contribuiu para uma mudança de mentalidades e um novo olhar sobre o cinema de animação e a banda desenhada”.
Até 19 de abril, esta é uma homenagem ao homem por detrás do comunicador e pedagogo que afirmava que a arte é “uma manifestação do Homem para se conhecer melhor”.