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Opções Metodológicas (Diagnóstico Social de Cascais) | Pessoas
O Diagnóstico Social de Cascais prevê a utilização de diversas metodologias, complementares entre si e de levantamento de informação, tais como:
1. Inquérito Telefónico
2. Inquérito online a organizações
3. Spiral
4. Utilizadores/as das respostas sociais
5. Beneficiários/as da intervenção da Rede Social – inquérito e histórias de vida
6. Dados estatísticos
7. Focus goup
Níveis de participação cívica de grupos específicos (imigrantes, jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência);
Situações de discriminação das comunidades imigrantes;
Formas de ocupação de tempos livres das crianças e jovens;
Dificuldades de conciliação da vida familiar e profissional;
Níveis de partilha de cuidados a crianças e pessoas dependentes por homens e mulheres;
Situação das famílias monoparentais
Problemas de saúde mental
Impacto da crise económica no rendimento das famílias
Estigma associado aos bairros sociais
O que é para si bem-estar?
O que é para si mal-estar?
O que é que você faz ou pode fazer para assegurar o seu bem-estar e o bem-estar de todos?
Alunas de ensino secundário público |
Alunos de ensino secundário público |
Alunas de escola secundária privada |
Alunos de escola secundária privada |
Raparigas pertencentes ao movimento associativo juvenil |
Rapazes pertencentes ao movimento associativo juvenil |
Raparigas abrangidas por projetos Escolhas |
Rapazes abrangidos por projetos Escolhas
Mulheres frequentadoras de Academias Sénior |
Homens frequentadores de Academias Sénior |
Mulheres frequentadoras de Centros de Convívio |
Homens frequentadores de Centros de Convívio |
Seniores (H/M) que exercem voluntariado
Mulheres com deficiência motora |
Homens com deficiência motora |
Mulheres com deficiência intelectual |
Homens com deficiência intelectual
Mulheres brasileiras em idade ativa |
Homens brasileiros em idade ativa
Nº de utentes de cada resposta social e respetivas listas de espera
Idades, nacionalidades, nível de escolaridade e freguesia de residência dos/as utentes
Nº de crianças e jovens com necessidades educativas especiais no caso das respostas à infância/juventude
Nº de pessoas com deficiência em todas as respostas sociais (para além das que são especificamente dirigidas a esta população)
Jovens de diversos estratos socioeconómicos
Homens adultos de variadas origens étnicas e nacionalidades residentes no concelho
Mulheres adultas de variadas origens étnicas e nacionalidades residentes no concelho
Adultos/as de nacionalidade portuguesa residentes no concelho
Pessoas com deficiência residentes no concelho
Pessoas idosas de variadas origens étnicas e nacionalidades residentes no concelho
Representantes e intervenientes do setor cultural concelhio
Membros da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, professores/as e outros agentes relevantes do sistema educativo concelhio
Que impacto a escola tem tido na mobilidade social ascendente?
A nutrição está assegurada de forma satisfatória para a população em geral e para os grupos desfavorecidos em particular?
Existem assimetrias no acesso aos cuidados de saúde?
Qual o grau de integração dos imigrantes de segunda geração e das crianças imigrantes?
De que forma ocupam os jovens os seus tempos livres e que espaços frequentam?
Como é que as famílias gerem e afetam o dinheiro disponível? O que consomem regularmente?
Que situações de precariedade laboral existem no concelho e que públicos afetam? Que impacto tem a precariedade laboral na vida das pessoas?
Quais os impactos da quebra/ redução dos rendimentos na vida das pessoas?
Que peso têm os modelos tradicionais e as representações sociais de género nas opções de vida das mulheres e dos homens?
As pessoas com deficiência têm uma voz ativa na sociedade? Qual o grau de participação e comprometimento das pessoas com deficiência?
Até que ponto são os idosos representados nas estruturas de defesa ou representação dos seus direitos (incluindo nas instituições)? 
















