CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional de Monumentos e Sítios | Celebre o património percorrendo uma rota cultural

Este ano transforme a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em algo muito pessoal Este fim de semana, reúna amigos e familiares e escolha uma das Rota de Cascais. É tudo quanto precisa, pois o tema é “Património Cultural: de geração em geração”.

Celebrado habitualmente em Cascais com a sempre muito aguardada visita às grutas do Poço Velho – este ano impossibilitada pelo excessivamente alto nível de humidade (visita virtual 360º) –, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, é sempre um momento de encontro com o património. Aqui fica a nossa sugestão para se aproximar do património que nos rodeia.

Sem horários rígidos, as Rotas de Cascais podem fazer-se em qualquer altura, mas adquirem, nesta data, uma conotação especial. Marque na agenda as nossas sugestões ou escolha outras aqui.

NOTA: Pode aceder às rotas durante o passeio para obter e partilhar todas as informações sobre cada imóvel. Pode também aceder previamente no telemóvel e guardar ou imprimar o formato pdf que tem mapa e localização GPS.

Rota da Arquitetura de Veraneio - Monte Estoril | Sabia que a zona que hoje conhecemos por Monte Estoril se denominava Costa de Santo António? E que a sua urbanização foi preconizada por José Jorge de Andrade Torrezão que, a partir de 1869, que aí mandou edificar quatro chalets num alto sobranceiro à praia? Numa geração já um pouco distante este foi o arranque daquele que viria a tornar-se no “Berço do Turismo em Portugal”. Ao cumprir esta Rota irá ficar a saber mais sobre 21 imóveis que se destacam pela sua arquitetura de veraneio. A rota inicia-se junto à Casa de S. Cristóvão, na Rua Alfredo da Silva, n.º 61, junto à Av. Marginal e termina na Torre de S. Patrício, da Casa Verdades de Faria - Museu da Música Portuguesa, situado na Avenida Sabóia, n.º 1146. O percurso tem 6km e deve contar com duas horas para ver tudo com calma.

Rota Tires, Terra de Canteiros | Propondo um percurso pedestre de 6 km, com grau de dificuldade moderado e que pode se cumprido em três horas, a Rota Tires, Terra de Canteiros convida os participantes a conhecer 26 pontos de interesse que marcaram as gerações de uma localidade cuja primeira referência histórica remonta a 1527. Iniciando-se na Capela de Nossa Sra. da Graça, na Praça Fernando Lopes Graça, n.º 11, a rota termina no Cemitério de S. Domingos de Rana, situado na Avenida Amália Rodrigues, n.º 2 com enfoque nas cantarias como não poderia deixar de ser. Pelo meio, o convite é para descobrir, por exemplo a Laje de Tires, a maior da Europa, à vista de todos no Jardim Filipe Borges, passar por várias casas de habitação cuja arquitetura as destaca das demais, o Aeródromo Municipal, ou o Estabelecimento Prisional de Tires. No final, além do exercício físico e do convívio, vai sentir-se uma maior identificação com este lugar único do concelho.

Rota Fortificações Marítimas de Cascais | Se o mar for mais o seu elemento, propomos um passeio em família ou com amigos para conhecer melhor as fortificações marítimas que pontuam o nosso litoral. Tem duas opções à escolha: Cascais-Guincho (11,2 km) e Cascais-Carcavelos (8km). São percursos para cumprir a pé ou de bicicleta, ambos com grau de dificuldade moderado. O objetivo é (re)descobrir as fortificações que, ao longo dos séculos, foram erigidas para defesa da linha de costa em Cascais. Além de conhecer a história dos edifícios que desde finais do século XV protegeram a entrada da Barra do Tejo, porta de acesso à cidade de Lisboa, vai ainda descobrir locais de interesse paisagístico, como a Área Marinha Protegida das Avencas ou o Sistema Dunar Guincho/Oitavos.

Sobre o Dia Internacional de Monumentos e Sítios | Criada pelo ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, esta comemoração visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. No ano em curso 2018 - Ano Europeu do Património Cultural – o tema proposto pelo ICOMOS para o DIMS é “Património Cultural: de geração em geração”.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0