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Nós Propomos Cascais

Projeto municipal promove cidadania territorial Desafio anual lançado a 400 jovens entre os 16 e os 35 anos, de 12 escolas da rede pública, privada, profissional e cooperativa do concelho, o projeto “Nós Propomos Cascais” resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL).

No âmbito deste projeto os jovens são chamados a desenvolver, em sala de aula nas disciplinas de Geografia e Cidadania, todos os anos, estudos de caso sobre o que consideram ser problemas no concelho e a preparar propostas para os resolver.

As ideias são, depois, apresentadas publicamente em plenário no âmbito do Estas propostas locais serão avaliadas por um Júri Municipal pluridisciplinar tendo em conta os critérios estabelecidos no regulamento: relevância, objetivos, metodologia, justificação, resultados esperados, exequibilidade e orçamento.

A Câmara Municipal de Cascais compromete-se a financiar o melhor projeto até ao valor global de 100.000 euros.

Com esta iniciativa procura-se aproximar Poder Local, Escolas e População através de uma cidadania responsável, protagonizada pelos jovens.

Um trabalho no âmbito das disciplinas de Geografia e Cidadania no Ensino Secundário que, por exemplo, a nível nacional, já trouxe em 2015 um primeiro lugar à Escola Secundária Ibn Mucana (Alcabideche), com uma proposta de requalificação da Ribeira das Vinhas. Proposta que veio a ser considerada e integrada numa intervenção já executada pela Câmara Municipal de Cascais.

Grandes números

100.000€ para concretizar melhor proposta para Cascais

28% das escolas participantes no "Nós Propomos" nacional 2018/2019 pertencem ao concelho de Cascais

+/-400 Jovens participantes no plenário

12 Escolas da rede pública, estabelecimentos de ensino privado, profissional e cooperativo, incluindo o estabelecimento prisional do Linhó e alunos da CERCICA.

Sobre o “Nós Propomos!” - Cidadania e Inovação na Educação Geográfica | Criado em 2011 pelo Prof. Doutor Sérgio Claudino do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) para promover uma cidadania territorial ativa e a inovação na educação geográfica. Foi reconhecido internacionalmente pela originalidade, inovação e pelos resultados obtidos com o envolvimento de escolas estudantes e da comunidade local. Está a ser implementado em Espanha, Moçambique, Brasil, Colômbia, Chile e Perú. Pela primeira vez em Portugal conta com a parceria de uma Câmara Municipal, neste caso Cascais.

Cascais Digital

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