Plataforma municipalA
Plataforma Integração e Multiculturalidade de Cascais pretende constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de avaliação das políticas locais, numa lógica de trabalho conjunto e colaboração. Tem ainda como missão monitorizar a execução das medidas previstas no PMIIC.
Cidades InterculturaisIntercultural Cities é um projeto do Conselho da Europa que congrega 116 cidades e redes nacionais em 30 Países. A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais agrega 12 municípios, tendo o Município de Cascais aderido em 2013.
O objetivo é o estabelecimento de políticas interculturais, a favor de uma correta integração dos imigrantes e o respeito pela diversidade. Uma cidade intercultural tem a capacidade de gerir e explorar a sua diversidade cultural, vendo-a como um ativo valioso e não como uma ameaça.
Estimulando uma boa gestão da diversidade, incentiva-se a criatividade e a inovação, gerando prosperidade económica e uma melhor qualidade de vida para todos.
A Intercultural Cities disponibiliza uma ferramenta, o Index, que avalia o estado atual da política local e de gestão da diversidade em áreas como o desenvolvimento económico, habitação, segurança, e educação.
Amigos DiversidadeA Rede dos Municípios Amigos da Diversidade (RMAD) constitui-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais estruturantes e sustentáveis, tendo por base planos municipais transversais ao processo de acolhimento e integração dos imigrantes ao nível local, assentes no diagnóstico real das suas necessidades. Fundada nas recomendações resultantes da Agenda Comum para a Integração de NPT no que respeita à:
(i) valorização das políticas de integração a nível local;
(ii) melhoria da cooperação entre os diferentes níveis de governança: nacional, regional e local;
(iii) promoção da monitorização dos serviços e políticas desenvolvidas aos diferentes níveis