CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fóruns de Participação

Os fóruns de participação são um importante instrumento para integração das comunidades estrangeiras residentes porque são estruturas de diagnóstico e monitorização das políticas locais onde os estrangeiros/imigrantes são agentes em igualdade de circunstâncias com as outras entidades.
 
 
 
Plataforma MunicipalCidades InterculturaisAmigos DiversidadeRede de Acolhimento Municipal ao Migrante de Cascais
Plataforma Municipal
No âmbito do primeiro Plano Municipal de Integração de Migrantes (2015-2017) foi criada a Plataforma Integração e Multiculturalidade de Cascais que pretendia constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de avaliação das políticas locais, numa lógica de trabalho conjunto e colaboração. Tinha ainda como missão monitorizar a execução das medidas previstas no PMIIC.
 
Atualmente a Plataforma encontra-se em reestruturação.
Cidades Interculturais
Cidades Interculturais é um projeto do Conselho da Europa que congrega mais de 150 cidades em todo o Mundo, empenhadas em criar cidades mais inclusivas. A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais agrega 16 municípios, tendo o Município de Cascais aderido em 2013.

O objetivo é o estabelecimento de políticas interculturais, a favor de uma correta integração dos imigrantes e o respeito pela diversidade. Uma cidade intercultural tem a capacidade de gerir e explorar a sua diversidade cultural, vendo-a como um ativo valioso e não como uma ameaça.

Estimulando uma boa gestão da diversidade, incentiva-se a criatividade e a inovação, gerando prosperidade económica e uma melhor qualidade de vida para todos.

O projeto Cidades Interculturais disponibiliza uma ferramenta, o Index, que avalia o estado atual da política local e de gestão da diversidade em áreas como o desenvolvimento económico, habitação, segurança e educação.

> Interactive Intercultural Cities Index Charts

> Resumo do Index Cascais  

 

Amigos Diversidade

A Rede dos Municípios Amigos da Diversidade (RMAD) constitui-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais estruturantes e sustentáveis, tendo por base planos municipais transversais ao processo de acolhimento e integração dos imigrantes ao nível local, assentes no diagnóstico real das suas necessidades.

Fundada nas recomendações resultantes da Agenda Comum para a Integração de NPT no que respeita à:

(i) valorização das políticas de integração a nível local;
(ii) melhoria da cooperação entre os diferentes níveis de governança: nacional, regional e local;

(iii) promoção da monitorização dos serviços e políticas desenvolvidas aos diferentes níveis


No âmbito desta rede foi aplicado ao município de cascais o IMAD –  Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade, que é uma ferramenta de apoio à caraterização e monitorização das políticas locais de acolhimento e integração dos imigrantes.
 
Atualmente a Rede não está em vigor.
Rede de Acolhimento Municipal ao Migrante de Cascais

A Rede de Acolhimento ao Migrante de Cascais visa promover a intervenção articulada entre todas as Entidades que intervêm na área das migrações em Cascais, com estatuto CLAIM, e para criar um mecanismo de acolhimento ao migrante que vem residir para o Município.

A Câmara Municipal de Cascais, através da Equipa de Diversidade Cultural e Migrações, criou a Rede de Acolhimento Municipal ao Migrante de Cascais (RAMMC). Inicialmente, a RAMMC era composta por 4 entidades (Câmara Municipal de Cascais, Cáritas Diocesana de Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa e Centro Cultural Moldavo) e em 2021 integrou a Diáspora Sem Fronteiras.

Consulte os recursos de atendimento AQUI.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0