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Normas de Qualidade

(em atualização)

A qualidade do serviço público de transporte rodoviário de passageiros deve ser entendida como a capacidade desse serviço ir de encontro às necessidades da população no âmbito da mobilidade.

Para a avaliação de um serviço de qualidade, dentro de uma margem de tolerância adequada, é, assim, essencial conhecer as necessidades de mobilidade e definir um serviço que dê resposta a essas mesmas necessidades, pelo que a avaliação deverá ter em conta quer o ponto de vista do utente (medição da satisfação - qualidade desejada e sentida) quer o ponto de vista do fornecedor do serviço (medição do desempenho - qualidade pretendida e prestada).

São assim tidas em consideração, nomeadamente, as seguintes características de serviço público de tranpsorte de passageiros:
     - Oferta do Serviço
     - Acessibilidade
     - Informação
     - Tempo
     - Apoio ao cliente
     - Conforto
     - Segurança pessoal/pública
     - Impacte ambiental

 Características estas, que se orientam de acordo com as seguintes normas em vigor:

    * NP EN 13816:2003 - Transportes – Logística e serviços. Transporte público de passageiros. Definição da qualidade do serviço, objetivos e medição

    * NP 4493:2010 - Transporte público de passageiros. Linha de autocarros urbanos. Caraterísticas e fornecimento do serviço

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