CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Instrumentos de Planeamento

O planeamento da Mobilidade Urbana Multimodal Sustentável e o estímulo ao uso do Transporte Público, competências do Departamento de Autoridade de Transportes do Município de Cascais (DAT), é suportado em instrumentos reguladores do planeamento e ordenamento do território e em outros instrumentos sectoriais de mobilidade. Neste sentido, disponibilizam-se os elementos tidos por mais relevantes.
 
A estrutura de rede municipal de transporte público rodoviário no Concelho de Cascais foi suportada em instrumentos estratégicos e operacionais de mobilidade, os quais se disponibilizam para consulta.
 
Inst. Gestão TerritorialInst. Estratégicos e OperacionaisPDU de Cascais
Inst. Gestão TerritorialInst. Estratégicos e OperacionaisPDU de Cascais

PLANO DE DESLOCAÇÕES URBANAS DE CASCAIS: 2018 - 2028 (PDU de Cascais)

Com o objetivo de prosseguir com a estratégia de melhorar a mobilidade e a acessibilidade em Cascais e de modo a assegurar uma melhor qualidade de vida à população que reside, trabalha ou visita o concelho, entendeu a Câmara Municipal de Cascais iniciar o Plano de Deslocações Urbanas de Cascais: 2018-2028 (PDU de Cascais), na sequência do Estudo de Trânsito de Âmbito Concelhio de Cascais (ETAC de Cascais).
Os objetivos associados à realização deste plano são ambiciosos, incidindo nos seguintes vetores:
  • Aumento da sustentabilidade da mobilidade das populações e território do concelho;
  • Diminuição dos “custos escondidos” associados à dispersão urbana (urban sprawl);
  • Diminuição da emissão de GEE e da dependência energética de combustíveis fósseis;
  • Valorização da economia urbana pelo impacte da melhoria das condições de acessibilidade e de mobilidade urbana e do crescimento sustentável.
 
O PDU de Cascais está organizado nas seguintes fases:
  • Fase I: Método e Plano de Trabalho, Agenda, Comissões e Regras;
  • Fase II: Diagnóstico;
  • Fase III: Cenarização e Consolidação da Estratégia;
  • Fase IV: Desenvolvimento das Propostas de Ação.
 
A Fase I está praticamente concluída e será disponibilizada em breve.
Atualmente está a ser desenvolvida a Fase II, a qual toma como ponto de partida o trabalho desenvolvido no ETAC de Cascais.
O desenvolvimento deste projeto pressupõe uma estreita articulação com os principais Stakeholders presentes no concelho, os quais serão oportunamente, convidados a integrar a Comissão de Acompanhamento do projeto. Está prevista igualmente, a potencial participação pública da população, uma vez que é nossa convicção que a ampla divulgação do plano e a recolha de contributos de quem vive no concelho contribui, de modo inequívoco, para um plano mais coerente e articulado com as necessidades e desejos da população.
 
A desenvolver:
   Questionário de resposta voluntária na página de internet:
          - sobre as principais áreas em que importa intervir;
          - de recolha de sugestões/críticas.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais