Está aqui

Rotas de Cascais

Cascais encontra nos seus patrimónios, materiais ou imateriais, passados e presentes, motivos para se reinventar, que se afiguram decisivos para a sua transformação num território efetivamente vivido por todos os que aqui residem, trabalham ou nos visitam.
Para o efeito, criámos – e continuaremos a criar – diversas Rotas que permitirão conhecer Cascais em função dos interesses e disponibilidade dos visitantes, na certeza de que mais do que ligarem espaços estes percursos recuperam memórias e despertam sentidos.
De olhos postos na arquitetura, na natureza, na história ou na cultura, queremos que trilhe todos os caminhos que Cascais tem para lhe oferecer.
Escolha já a Rota que pretende efetuar!

 

ROTA PAREDE REPUBLICANA
A Rota Parede Republicana desafia-o a conhecer alguns dos espaços mais simbólicos para o estudo do republicanismo no concelho. Foi da Parede, terra de republicanos e canteiros, aqui evocados, que se fundou, em 1908, a Comissão Municipal Republicana de Cascais e de onde partiram as novas da revolução de 5 de outubro de 1910, ao som das bandas da Sociedade Musical União Paredense e da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA DA ARQUITETURA DE VERANEIO
A Rota da Arquitetura de Veraneio, que ainda hoje marca a fisionomia de Cascais, permite-lhe percorrer as ruas da vila para (re)ver os principais edifícios deste estilo, que se apossou do concelho depois de 1870, quando a Família Real portuguesa transformou Cascais na rainha das praias portuguesas.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA DAS ÁRVORES
A Rota das Árvores encherá o seu passeio de verde, de modo a que possa conhecer a riqueza da flora da vila, que conta com belíssimos exemplares originários de todo o mundo.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA D. CARLOS: UM REI EM CASCAIS
A Rota D. Carlos: Um Rei em Cascais visita alguns dos mais emblemáticos locais que fizeram parte da história do monarca que tanto amou Cascais, onde, mercê das condições privilegiadas da sua enseada, encontrou o cenário ideal para apurar interesses artísticos, aptidões desportivas e uma curiosidade insaciável, que marcou o final do século XIX e o início do século XX português.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA ESCRITORES EM CASCAIS
A Rota Escritores em Cascais reúne a(s) história(s) de muitos poetas e escritores que visitaram Cascais, sobretudo a partir dos finais do século XIX, quando a vila se transformou, durante o período do ano consagrado aos banhos de mar, na capital do lazer em Portugal. Nenhum destes homens e mulheres lhe foram indiferentes, escolhendo Cascais para passar férias, para viver ou até como local de exílio.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA DO TEATRO E CINEMA EM CASCAIS
A Rota Teatro e Cinema em Cascais percorre alguns dos mais importantes espaços para a história destas formas de arte num concelho onde trabalharam os melhores encenadores, realizadores e atores nacionais e internacionais.
Da inauguração do belíssimo teatro Gil Vicente, em 1869, à rodagem do primeiro filme em Portugal, na Boca do Inferno, no ano de 1896, muitas são as histórias que aqui se recordam.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.
 
ROTA BAIRRO DOS MUSEUS
A Rota Bairro dos Museus convida-o a viver a cultura em Cascais de uma nova forma. Venha conhecer os museus e os parques de uma área privilegiada pela Natureza em que a memória, a tradição e o património locais se conjugam para que possa vivenciar uma oferta diversificada de experiências, alimentando a paixão pela arte e o prazer pela vida.
Está disponível em pdf para descarregar.
 
ROTA DE TIRES
A Rota de Tires apresenta a história de uma localidade marcada pela atividade dos canteiros, cuja memória continua bem presente na arquitetura e na toponímia locais. O cultivo das terras e o duro trabalho da pedra fomentaram uma identidade própria, marcada pela defesa do património imaterial coletivo, que igualmente se revisita.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

 

continuar a ler

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais