CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

FAQ

Eliminar Filtros

Está aqui

Colégio Amor de Deus

3 questões
  • 1. Será possível, daqui a alguns anos, os transportes serem gratuitos para todos os jovens que estudam em Cascais?
    • Temos transportes gratuitos para jovens até aos 12 anos e tem um desconto de 50% para maiores de 65 anos.
      O que queremos é que o transporte, dentro do concelho, seja tendencialmente gratuito até aos 24 anos e que o desconto para seniores aumento até aos 80%
      Até já anunciámos a nossa vontade de criar um passe válido em toda a Área Metropolitana de Lisboa com um custo máximo de 30 euros. Mas ainda temos um caminho a percorrer.
      Para dar maior qualidade de vida aos munícipes começámos por resolver o problema da água com a construção do terceiro adutor de água a Cascais e esse problema está quase resolvido, pois a obra termina em setembro de 2018.
      O segundo problema na vida dos cidadãos é a mobilidade que estamos a resolver.
      Há dois anos assinámos a nossa constituição como Autoridade Municipal de Transportes e começámos a ter capacidade de intervir nessa área, por exemplo implementando a MobiCascais, nova plataforma integrada de transportes do concelho, ou negociando com a ScottUrb (empresa concessionária dos transportes coletivos públicos no concelho) a entrada em funcionamento de novas carreiras como das Buscas. 
      Também criámos uma app, a CityPoints, com a qual fomos agora reconhecidos com o prémio WSA da ONU, em que participação e cidadania se traduz em pontos que podem dar descontos nos transportes.
      Neste momento na Área Metropolitana de Lisboa estamos em condições de, até ao final de 2019, ter executado o novo concurso de transportes públicos.
       
      (Pergunta efetuada por alunos do Colégio Amor de Deus | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras) 
  • 2. Existe possibilidade de serem criados pela Câmara part-times para os jovens durante todo o ano?
    • Já criámos programas como o DNA Match para aproximar os jovens / Formação do Mercado de Trabalho ou de empresas com taxas de sucesso elevadas, que se traduzem na permanência dos jovens nas empresas após os estágios.
      É uma questão de entrarem em contacto com a Cascais Jovem ou Unidade de Emprego da CMC, há várias ações de formação. 
      Toda a informação sobre formação certificada e gratuita para a promoção da empregabilidade como oficinas, workshops e clubes que pretendem desenvolver nos munícipes competências instrumentais e sócio-emocionais relevantes para a sua empregabilidade, facilitadoras do processo de procura de emprego, criação de projetos e inserção no mercado de trabalho aqui.
      O vosso primeiro foco deve ser sempre estudar. Aproveitem a vida para participar em experiências.
       
      (Pergunta efetuada por alunos do Colégio Amor de Deus | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras) 
  • 6. Que medidas pensa o Sr Presidente tomar para apoiar a fixação dos jovens em Cascais através do apoio à aquisição ou arrendamento de casas?
    • Esse é um problema que se agrava com a vinda das universidades.
      Cascais é o segundo concelho mais caro em matéria de arrendamento. Estamos a ver isso com as universidades que estão a criar residências universitárias e acreditamos que irá haver maior oferta que procura. Por outro lado estamos a promover a requalificação do Bairro Marechal Carmona, em Cascais, e uma das orientações que dei foi introduzir a habitação jovem.
      Não quero ir-me embora da Câmara sem pelo menos lançar o Programa de Habitação Jovem.
       
      (Pergunta efetuada por alunos do Colégio Amor de Deus | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras
Menu

FAQ

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65