CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

FAQ

Eliminar Filtros

Está aqui

Escola Secundária Fernando Lopes Graça

2 questões
  • 18. Como é que a Câmara pensa introduzir o documento de perfil do aluno do séc. XXI nas escolas? De momento não existem espaços de educação política e de preparação para desempenhar os cargos de cidadão ativo.
    • Com muita teimosia e com programas como o OP Jovem que tem vindo a colocar a Democracia participativa e colaborativa a funcionar.
      A escola deve ser a verdadeira sede da cidadania. Por exemplo com a realização de projetos como a Cascais Capital Europeia da Juventude. Há de haver espaço para a festa, mas também tem de haver espaço para defender valores e causas como é o caso da Voz dos Jovens que nos juntou hoje aqui.
      (Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
       
      Mariana Ezequiel, da Escola Secundária Fernando Lopes Graça: Falava em escola sede da cidadania… em sala de aula?
       
      O perfil do aluno é o quê? Vai passar a haver menos horas de aula de história?
      Temos algumas experiências, como na Ibn Mucana, de flexibilidade de horário, mas ainda não temos feedback e ainda não percebi se é bom ou mau…
      (Resposta do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida)
       
      (Pergunta efetuada por alunos da Escola Secundária Fernando Lopes Graça)
  • 31. Existe uma falta de formação por parte dos funcionários da escola, desde socorrismo à relação com jovens. Como é que a Câmara pretende resolver ou justificar esta falta tão primordial? Também temos falta de equipamentos informáticos.
    • Até há pouco tempo, o pessoal não docente não era da responsabilidade da CMC.
      Cascais foi um dos primeiros municípios do país a celebrar com o Ministério da Educação um Contrato de Delegação de Competências na área da Educação e, na sequência disso, já contratou mais de 500 assistentes operacionais, garantindo nas escolas que este pessoal não só cumpre como excede os rácios previstos pela Administração Central.
      Hoje, estes funcionários são colaboradores municipais e, tal como os demais colaboradores da CMC, têm acesso aos planos de formação obrigatórios por lei.
      É a primeira vez que oiço falar nesta necessidade específica e posso assegurar-vos que certamente será dada.
       
      (Pergunta efetuada por alunos da Escola Secundária Fernando Lopes Graça | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras 
Menu

FAQ

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65