CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

FAQ

Eliminar Filtros

Está aqui

Colégio Marista de Carcavelos

4 questões
  • 12. Como promover uma boa qualidade de ensino no concelho quando não existem ciclovias seguras (isoladas) e quando se verificam congestionamentos de trânsito junto das maiores escolas, que condicionam a pontualidade e o normal desenrolar das aulas?
    • As ciclovias criadas em primeiro lugar opara facilitar o passeio de bicicleta até ao Guincho a partir de 2000, estão agora a ser disseminadas  por todo o concelho, sobretudo a partir da implementação da MobiCascais.
      O objetivo é chegar a breve trecho aos 70 km de vias cicláveis que ligam as zonas de maior interesse como estações, escolas, pontos de interesse.
      As próximas intervenções vão criar vias cicláveis em Carcavelos, entre a futura Universidade Nova e a estação de comboio.
      Segue-se Alcoitão, com a criação de uma via ciclável entre o CAscaiShopping e o Centro de reabilitação de Alcoitão. Mais informações em www.mobicascais.pt
      Já o problema do congestionamento de trânsito é uma realidade. Existe uma forma de o evitar, por exemplo diferenciar horários de entrada nas escolas.
      (Resposta do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes)
       
      Passa pela adequação e mudança de comportamento dos alunos e encarregados de educação. No meu tempo era raro ir-se de carro para a escola ou universidade. Os estudos indicam que, se se conseguir que 10 a 15% dos jovens passem a utilizar os transportes coletivos deixam de haver filas de carros à porta da escola.
      (Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
       
      Pedro Coelho, do Colégio Marista de Carcavelos: Se a ideia é essa, os horários e carreiras dos transportes públicos não deveriam ser melhor articulados? Faltam transportes para se poder optar pelo transporte público…
       
      É fundamental. Ainda não fechámos o concurso público, mas uma das variáveis na negociação é o aumento dos circuitos e da frequência das carreiras dentro dos circuitos. Queremos também duplicar o número de quilómetros percorridos e conciliar os horários do autocarro e do comboio.
      Nesta que é também uma questão cultural, faz ainda falta criar mais passeios para uma mobilidade mais segura e aproveitar para aumentar as ciclovias.
      (Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
       
      (Pergunta efetuada por alunos da Colégio Marista de Carcavelos)

       

  • 22. Que atividades promove, ou divulga a Câmara Municipal de Cascais para promover as soft skills, cada vez mais necessárias na Educação Integral e na preparação para a vida futura de todos os jovens de hoje?
    • São vários os programas dentro do voluntariado jovem [https://jovem.cascais.pt/, separador “Faz parte”].
      Isso é abrir-vos a atenção, para extrair uma vocação e trabalhar a coesão social. 
       
      (Pergunta efetuada por alunos do Colégio Marista de Carcavelos | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras
  • 38. Câmara esforça-se por conhecer e informar os alunos do concelho sobre quais as áreas mais valorizadas pelo mercado empregador? E sobre as áreas com mais saída profissional no concelho e no país?
    • A área mais carenciada eu diria que é a hotelaria e turismo. O problema é que os empresários pagam vencimentos baixos. As grandes cadeias estão a vir para Cascais e a pagar mais “roubando” funcionários aos que pagam menos. Mas não diria para irem a correr todos para a hotelaria…
      Começa tudo na forma como definimos a estratégia. Às vezes temos táticas e políticas, mas não estratégia.
      Em cascais optámos pela contenção de perímetros urbanos para deixar território livre para ser ocupado por empresas.
      É o caso da Nova School of Business and Economics que vai abrir em setembro deste ano. A vinda da Nova para Carcavelos está a atrair novas empresas como a Nestlé que irá fixar-se no espaço da Legrand e gerar mais postos de trabalho… 
      Para a zona de S. Domingos de Rana, que para nós é prioritária, está previsto um investimento de cerca de 100 milhões de euros com a criação de um centro de formação de pilotos.
      Esta diversidade é boa porque havendo mais oferta baixam o custo de hora de formação que, neste caso deverá passar de 10.000 euros por hora para 500 euros por hora.
      Temos vários cursos profissionais nas várias escolas do concelho, por exemplo um centro de cuidados. Vamos ter uma Universidade de Medicina , um pólo de ortopedia…
      Diria que as áreas de futuro para investir em termos de formação serão a geriatria, ambiente, ciências ligadas à biologia e ao mar…
       
      (Pergunta efetuada por alunos do Colégio Marista de Carcavelos | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras
  • 44. Em que medida a Câmara de Cascais está a tentar acompanhar as iniciativas de outras autarquias próximas, para atrair empresas multinacionais para o concelho?
    • Cascais já lidera essas iniciativas de atração.
      Todo o investimento que está a ser realizado no municipio terá reflexos futuros na atração de grandes empresas. Exemplo disso é a requalificação da antiga fábrica da Legrand,  que será transformada no centro de serviços europeus da Nestlé. Ou a própria construção do El Corte Inglés em Sassoeiros, com a sede dos escritórios da empresa naquele espaço.
      Acreditamos que o movimento de sul para norte do concelho trará beneficios para outras áreas, em particular São Domingos de Rana. Esta freguesia poderá funcionar como complemento ao cluster já existente no TagusPark, Lagoas Park e Quinta da Fonte. Toda esta atratividade só será possivel com investimento ao nivel da acessibildiade.
      Mais: não podemos dissociar o facto de haver um aerodromo que já se encontra na Rede Nacional de Aeroportos e que poderá ser muito importante para a aviação executiva.
      Para terminar: temos prevista a construção de vários hoteis no concelho de Cascais, da Lego Education Center, da Loja da QuickSilver em Carcavelos, da requalificação da Marina de Cascais, enfim, um conjunto de investimentos publicos e privados (na maioria), que serão certamente factor de atração de outras empresas, criando, acreditamos nós, um cilco virtuoso de prosperidade e crescimento para todos. E criando emprego para os mais jovens.

      (Pergunta efetuada por alunos Colégio Marista de Carcavelos  | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras) 

Menu

FAQ

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65